Sustentabilidade e Consumismo

Sustentabilidade X Consumismo

 


O homem no decorrer de sua evolução foi usufruindo o que a natureza lhe oferecia sem pensar em repor tudo o que consumiu, porque a natureza era farta e o homem achava que tudo o que existe é para o bem dele e para ele aproveitar sem que isso um dia fosse acabar. Esse pensamento ainda esta muito presente no cotidiano das pessoas, com o consumismo. Quanto mais evoluído é o país mais ele consome devido a um poder aquisitivo maior. As pessoas além de tirar elementos da natureza para o seu conforto ainda deixam uma grande quantidade de resíduos que o meio ambiente tem que dar conta de diluir.
Atualmente várias catástrofes naturais estão ocorrendo devido a essa forma de vida das pessoas e inúmeras discussões estão sendo levantadas no mundo inteiro para amenizar ou até sanar essas situações. A população começou a ter consciência de que fazemos parte do meio ambiente e destruindo a ele estarão fazendo o mesmo consigo.
Vem a tona uma palavra até então desconhecida: sustentabilidade. Essa palavra para a nossa sociedade moderna, capitalista seria como diz a autora Helena Roseta, aprender a “pensar verde” com tudo que isso implica de renovação dos nossos modos de ver, interpretar, conceber e até usar a cidade.
Segundo estudos existem quatro exigências básicas para que haja sustentabilidade:

A qualidade de vida das pessoas: bem estar físico, familiar, pessoal, psicológico e social;
Qualidade Ambiental: preservação e conservação dos recursos naturais;
Eficiência Econômica: funcionamento das relações econômicas;
Eficiência Institucional: a democracia, fazendo com que o povo possa expor suas idéias juntos aos governantes.


As pessoas precisam viver bem consigo e com as que convivem, precisam morar em um lugar digno, ter um emprego, ter direitos e deveres perante a sociedade, ter suas idéias respeitadas para que a partir daí possa lapidar sua vida para uma sustentabilidade.
Temos que assumir que não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Mas agora, como fazer para mudar a forma de pensar de um planeta inteiro?! O consumismo já está presente no cotidiano das pessoas. O primeiro passo desse longo trajeto talvez seja educar as pessoas a não desperdiçar. Não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça, quando sair do ambiente apagar as luzes, reaproveitar plásticos, incentivar a reciclagem, o uso de meios de transporte alternativos, coisas pequenas do dia-a-dia, mas que já fazem uma grande diferença. Esses detalhes não vão tirar nada de ninguém ou diminuir a qualidade de vida, mas vão apenas adequando as pessoas para um tipo de vida que elas terão que ter no futuro.