Óleo e Água
• Óleo
O termo óleo refere-se a uma classe de substâncias que, por convenção, deve apresentar-se no estado líquido e viscoso nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são hidrofóbicos (são imiscíveis com a água) e lipofílicos (miscível com outros óleos). Entre as origens dos óleos, temos a vegetal, animal e mineral.
Os óleos de origem vegetal são muito utilizados na culinária, como no preparo de alimentos enquanto que os óleos de origem mineral, são os mais empregados na lubrificação (óleos lubrificantes) ou na manutenção de peças mecânicas, agindo como desengripantes como combustíveis e ainda podem ser modificados quimicamente como é o caso dos óleos sintéticos.
Os óleos de origem mineral podem ser utilizados também como anti-ferruginosos ou desengordurantes. Entre eles temos o óleo diesel, que é preferencialmente utilizado como combustível nos motores diesel mas que nada impede que sejam usados, como lenha, para movimentar turbinas ou esquentar caldeiras .
• Água
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
→ 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
→ 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
→ 29,7% aquíferos;
→ 68,9% calotas polares;
→ 0,5% rios e lagos;
→ 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
Projeto "Ecos do Bem"
O Projeto “Ecos do Bem”, tem por objetivo, a conscientização da importância do descarte correto do óleo de cozinha usado, repercutindo positivamente no auxílio a problemas sociais e ambientais.
Descartado de forma incorreta, o óleo de cozinha já utilizado, traz sérios prejuízos ao meio ambiente. Cada litro de óleo despejado tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Quando é despejado diretamente nos rios e represas, fica na superfície, impedindo a entrada de luz e ameaçando a vida de espécies aquáticas. Estima-se que 1 litro de óleo prejudique a oxigenação de cerca de 1 milhão de litros de água – o equivalente ao consumido por uma pessoa durante 14 anos.
Após definido o objetivo do projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, farão uma apresentação dos benefícios e beneficiários e de como será desenvolvido durante o ano letivo.
• Benefícios
- preservação da vida aquática do meio ambiente;
- preservação das cadeias alimentares e da vida humana;
- plantio de árvores nativas em áreas degradadas do Vale do Paraíba.
• Beneficiários
- Associação Humanitária Amor e Caridade
- GAAC
• Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido através de palestras, gincana ecológica, competições interclasses, teatros, apresentações de slides, blog, entrevistas, alunos multiplicadores.
• Parceria
ONG "Vale Verde" Associação de Defesa do Meio Ambiente.